sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Tecnologia na Educação




 
Curso:"Tecnologias na Educação:ensinando e aprendendo com
as TIC"

“ A Educação não muda
o mundo. A Educação
muda pessoas. Pessoas
mudam o mundo.Paulo Freire

“Imagine” A educação nos dias atuais tem conseguido mudar pessoas?

É por acreditar nesta afirmação de Paulo Freire que criei este blog.
 
Ao realizar este curso do Eproinfo, refletimos sobre o papel do professor no processo de ensinar e aprender. O artigo de Juan Ignacio Pozo: A Sociedade Da Aprendizagem e o Desafio De Converter Informação em Conhecimento nos leva a discutir o papel do professor nesse cenário de mudanças. "Mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores".
 Nossa sociedade atual caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações. Como afirma Pedro Demo à mudança começa com o professor “ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal.” Este é um grande desafio, pois utilizar a “linguagem do século XXI” requer mudança de postura, de pedagogia de querer estar em constante formação. Portanto faz-se necessário como cita Silvio Costa estarmos abertos para refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de forma crítica e criativa, tornando assim educadores capazes de promover o letramento midiático, auxiliando os nossos alunos a ler e escrever, de forma autônoma, responsável e reflexiva. Pois só assim que seremos capazes de mudar pessoas e consequentemente o mundo.“Se realmente acreditamos que é possível outro mundo – e temos de acreditar nisso para desejá-lo é preciso investir no conhecimento e, seguramente, na aprendizagem”. Juan Ignacio Pozo.
 http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf

O curso:“Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs”(100h) foi subdividido em IV Unidades:

Unidade I : Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola.
Unidade II : Internet, Hipertexto, Hipermídia.
Unidade III:Currículo, Projetos e tecnologias
Unidade IV: Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
 

TECNOLOGIA NA VIDA E NA ESCOLA


É notável a influência que a tecnologia exerce na vida em sociedade. A nossa forma de comunicar, de relacionar com o outro, de perceber o mundo tem modificado ao longo dos anos, e nas últimas décadas essas mudanças foram mais visíveis. Em meio a essa tempestade de tecnologia da informação há aqueles que resistem as inovações e acabam sendo excluídos digitalmente, por outro lado há aqueles que as utilizam indiscriminadamente. Neste contexto o papel da escola se concentra em diminuir o abismo entre essas posturas.É fato, os recursos tecnológicos estão por toda parte e com eles uma quantidade imensurável de informação que não é poder exclusivo de uma ou outra pessoa. Para nos beneficiarmos destes recursos se faz necessário uma orientação maior no sentido da utilização correta dos mesmos. Assim o mestre vai deixar de ser mestre e assumir o papel de aprendiz.É preciso pensar na escola que desmistifica que trabalhe na formação de educadores e educandos para que a incorporação destes recursos não se dê como um puro e simples acréscimo de novos elementos e sim como integradores efetivos entre a educação e o meio, tornando-se presente e participante da construção de uma nova sociedade.Contudo o sistema educacional reconhece as limitações enfrentadas pelos agentes educacionais, mas vê a necessidade urgente em formar cidadãos autônomos capazes de “aprender, desaprender e reaprender”(Alvin Toffer). Essa dinâmica de aprender, desaprender e reaprender é o retrato da sociedade vigente que requer do sujeito soluções rápidas e criativas para os problemas da vida e do trabalho.







Um comentário: