Contextualizando a Mudança- da Teoria à Prática
Atividade 3.2 - Contextualizando a Mudança - da Teoria à Prática
Equipe: Ivone, Nélia, Cleonice.
Turma: 8º ano A
Aula: O Valor do Afeto na Relação Professor-Aluno
Objetivos- Reconhecer o valor do afeto na relação professor-aluno;
- Relacionar afetividade e aprendizagem;
- Auxiliar o aluno a construir vínculos afetivos com seus professores.
Duração da atividade:
Um horário (50 minutos)
Recursos
- Data show;
- Vídeo;
- Papel sulfite, lápis de cor, pinceis.
- Máquina fotográfica digital.
Estratégias
1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: "Garota pede ajuda para demolir escola", disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=-80gFvWuYDE&feature=related
2º Momento: Explorar o vídeo com os/as alunos/as, propondo algumas questões como: O que vocês acharam do vídeo? Por que a criança queria demolir a sua escola? Vocês acham que ela estava fazendo uma piada? Por que será que as pessoas que atenderam ao telefone acreditaram que se tratava de uma piada? O que na escola era tão ruim para a criança querer cometer tal ato? Você já teve vontade de demolir a sua escola? Quando? Por quê? Como você lidou com essa situação? No vídeo, a criança se queixou de seus professores. E você? Tem alguma queixa para fazer de seus/suas professores/as? Já procurou conversar com eles/elas a respeito? Já buscou saber se eles/elas também têm queixas em relação a você ou à sua turma?
3º Momento: Dividir a turma em trios para que reflitam e conversem sobre seus/suas professores/as. Oriente os/as alunos/as a procurarem se lembrar de todos/as os/as professores/as que têm ou já tiveram. Após essa etapa, os/as alunos/as deverão escolher alguns/mas professores/as para produzir cartões com imagens e palavras afetivas direcionadas a eles/as, de forma a garantir que a relação de afeto e vínculo se fortaleça a cada dia.
Observação: Este plano foi uma adaptação da atividade da professora Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, encontrado no portal do professor.
Relato da Atividade
Ivone, Nélia e Cleonice.
Em
relação aos estudos realizados sobre as TICs, percebe-se que a
utilização do vídeo em sala de aula é uma ferramenta poderosa já que
proporciona ao docente e ao discente variadas possibilidades
enriquecedoras à prática pedagógica.
Observa-se
que as linguagens utilizadas nessa mídia impressionam os jovens, que é
um público dinâmico e emotivo, nesta fase agem mais pela emoção do que
pela razão. Por esse motivo escolhemos o uso dessa ferramenta na
atividade que foi realizada dia 17/05/2013 no 8º ano do ensino
fundamental.
Inicialmente preparamos o data show, conversamos sobre os objetivos da aula e prosseguimos com a apresentação do vídeo proposto.
A
resposta dos alunos foi imediata, ficaram surpresos com o tema abordado
e curiosos com o desfecho do vídeo. Ao término do mesmo foram feitos os
questionamentos planejados, a discussão foi calorosa e todos queriam
dar sua opinião. Com bastante entusiasmo prosseguimos com a próxima
etapa da aula.
No
segundo momento os alunos foram divididos em grupos nos quais
confeccionaram cartões demonstrando afeto aos professores escolhidos por
eles. Um aluno propôs, então, que a turma fizesse cartões para o/os
professores que tivessem dificuldades de relacionamento, para que os
laços de amizade pudessem estreitar-se. A idéia foi acolhida com
entusiasmo por todos.
Através
das discussões, conversas e debates foi possível conhecer melhor a
turma, estreitar os laços de afetividade e identificar alguns de seus
interesses, desejos e necessidades de aprendizagem.
O
objetivo da aula foi alcançado, pois surgiram idéias valiosas que
posteriormente serão estruturadas num planejamento de um projeto de
aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário