quarta-feira, 7 de agosto de 2013



NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO


                                        
Navegar livremente é uma boa experiência, permite ao internauta descobrir novos caminhos, novos saberes. A ele é delegado o poder de escolha, as inúmeras possibilidade de percurso oferecidas ao leitor complementam o texto principal. A cada link clicado uma nova página se abre e a decisão é do leitor em seguir adiante ou não. A navegação a deriva exige atenção redobrada por parte do usuário, para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos que embora seja de interesse do pesquisador, mas não se define como complementar.

Aparentemente a terminologia hipertexto parece um termo recente, mas a pesquisa na busca do conceito deste termo revelou grandes descobertas. Autores que versam sobre o assunto concordam que a propagação do termo se deu com o advento da internet, mas vários escritores do passado já faziam uso do hipertexto em seus escritos. Os primórdios do hipertexto podem ser associados a uma idéia de Agostinho Ramelli cuja proposta era permitir a consulta simultânea de vários livros. A “roda de leitura” deste mesmo autor criada em 1588 é um exemplo disso.

Portanto pensar no uso do computador, bem como o do hipertexto no contexto da educação não é tarefa tão simples, embora, hoje, em razão da força com que se impõem no espaço educativo as ferramentas ligadas à informática, tal tema venha sendo intensamente pautado nas agendas, quer daqueles que se dedicam a buscar soluções técnicas para os problemas do ensino, quer daqueles que se preocupam (e estes em menor número) com uma visão mais ampla das questões relacionadas à educação.
 

Curso ProInfo 100h

Equipe de Professores: Ivone, Nélia e Cleonice
Plano de Aula
Tema: A Era das Redes
Conteúdo: O Uso das Tecnologias na Sociedade Contemporânea
Disciplinas: Geografia e Sociologia
Turma: 3º ano D – Ensino Médio
Carga Horária: 1h e 40min. 
Objetivos:
Despertar no aluno o interesse pelo tema;
Desenvolver no educando a consciência do uso adequado e de forma responsável das TIC;
Orientar o aluno a realizar uma pesquisa na web;
Instruir o discente como navegar por um link durante a pesquisa
Procedimentos:
 Aula expositiva;
Oficina no laboratório de informática;
Produção de texto em grupo.
Recursos:
Quadro negro;
Livro didático;
Texto xerografado;
Giz;
Pincel atômico;
Quadro branco;
Computadores;
Internet;
Câmera digital para registro da aula
Folha sul fite.
Desenvolvimento:
1ª aula
Aula expositiva.
Questionar os alunos sobre os seus hábitos relacionados ao uso de aparelhos tecnológicos:
- Quais tecnologias de comunicação utilizam - celular, computadores, e-mail etc?
- Fazem parte de alguma rede social? Qual?
- Quanto tempo passa conectados à internet?
- Quais ferramentas eletrônicas utilizam para realizar os trabalhos escolares?
 Em seguida, relacionar o tema das inovações tecnológicas com o dia-a-dia dos estudantes. Comentar com a turma como as atividades de estudo se modificaram nos últimos anos e mostrar aos alunos que eles são parte do grupo de atores sociais que influenciam a tecnologia e são por ela influenciados.
Baseado nos textos dos livros didáticos (ver bibliografia), fazer uma breve exposição oral sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (aproximadamente 20 minutos).
2ª aula
Oficina no laboratório de Informática
1ª etapa
Na sala de informática, dividir a turma em duplas por computador e perguntar se eles conhecem sites que servem para fazer pesquisa. Aproveitando a oportunidade explicar como funcionam. O Google, por exemplo, tem um enorme banco de dados e busca nele a palavra ou frase pesquisada sem levar em consideração se as informações do site são certas ou erradas.
2ª etapa
 Acessar o Google e perguntar quais são as melhores palavras-chave para o tema pesquisado. Questionar os estudantes sobre a qualidade dos resultados obtidos na pesquisa e fazer-los compreenderem que, quanto mais específicos os termos ou a frase usado no campo "busca", melhores são os resultados.
3ª etapa
Propor uma situação-problema, confrontando dois sites que possuam informações conflitantes sobre o tema da pesquisa. Pergunte: "Em qual confiar? Por quê?". Discutir os critérios para selecionar sites confiáveis e pertinentes. O primeiro passo é verificar a terminologia deles. ".org" refere-se a sites de organizações não governamentais, ".com", a endereços comerciais, e ".gov", a sites do governo.
4ª etapa
Orientar os alunos a selecionar bons sites para a pesquisa proposta inicialmente. Permitir que navegassem por estes sites, hiperlinks, colhendo informações, tirando dúvidas e compartilhando informações com o colega da dupla.
5ª etapa
Propor aos alunos que produzam um texto sobre o tema pesquisado.
Avaliação:
Observação contínua do educando;
Produção de texto.
 Bibliografia:
Livro didático: TERRA, Lygia
Conexões: estudos de Geografia geral e do Brasil/ Lygia Terra, Regina Araújo, Raul Borges Guimarães-1. ed.-São Paulo: Moderna, 2010.
Tomazi,Nelson Dacio
Sociologia para o ensino médio/ Nelson Dacio Tomazi_ 2. Ed. _ São Paulo: Saraiva, 2010.

Relatório da atividade prática sobre as TICs

Cursistas: Ivone, Nélia, Cleonice e Wilton
Unidade 2
Escola Estadual Professora Maria Machado
Mirabela
Formadora: Maria de Lourdes
 
Relatório da Atividade Prática

No dia 4 de abril de 2013, realizamos a atividade prática (pesquisa na web) com os alunos do 3º ano D da escola Estadual Professora Maria Machado. O primeiro momento aconteceu na sala de aula, onde os professores questionaram os alunos sobre os seus hábitos relacionados ao uso de aparelhos tecnológicos, a seguir foram trabalhados dois textos do livro didático sobre o tema, a fim de preparar os alunos para a atividade no laboratório, gerar interesse e criar expectativas em relação ao tema. No segundo momento os alunos foram conduzidos ao laboratório de informática, espaço pequeno, mas suficiente, já que a turma em questão tem apenas 18 alunos.
Durante o desenvolvimento da aula observamos um bom envolvimento dos alunos, os mesmos alcançaram uma compreensão satisfatória do que foi proposto, alguns tiveram dificuldades ao realizar os comandos, pois estes não tinham domínio do uso do computador, outros possuíam um conhecimento prévio  facilitando assim o trabalho. Percebemos ainda um bom relacionamento entre os componentes das duplas e cooperação entre grupos. Ficaram maravilhados ao visitarem o museu Louvre em Paris, sendo essa uma atividade não prevista.
A condução da atividade pelos professores da equipe aconteceu de forma clara e objetiva permitindo a participação efetiva dos alunos respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um.
Ao final da atividade os alunos produziram um texto sobre o tema pesquisado, sendo esse enviado para o e-mail da professora Ivone.
Quanto aos equipamentos e programas utilizados funcionaram perfeitamente e a aula transcorreu normalmente.
É possível trabalhar com o tema abordado em todas as disciplinas de forma transdisciplinar e interdisciplinar, pois no contexto de uma sociedade do conhecimento, a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado.
Concluímos que as aulas ministradas com o uso das TIC são mais prazerosas e permite maior envolvimento do educando, pois esse participa como autor no processo de ensino e aprendizagem.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEGanGle9fohFwiBR1KElsMKNPLEBZLil6zG02-ga0bVCxPkoTQ19i_5mdVEnXmx1bRoOMzjlwkcoByOp9TGGGRbfK1-B-Ee6Bbp5MVAPh32O6wygxpVfeo6Tu0Uby9Y5KE97aoN5Aw3Q/s320/Foto-0075.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEge9HoXUySzc9G2BjInXivn15onObc-hYybAGje4h9E2AAHpj5EcKKBAEay3tKmPw2cHJW8pEw4dXX-In8_dnyGV0G2WpJBGHAEzkmDRI4jqPeSRLCTaY2tD4XKgvvxh1r_uV8GQvUEYoo/s320/Foto-0076.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiMg5RfVCKAWoWsbKN5otqzwUwozpEmb7W51OIGtwL7fA3tAkkfaxbVYP6uhMImpywjfHqXy_bbpuvpB3Ok8cj12roKcfG1p0MGVDnzWIbSs0GRQfyVsfkcjVo86E4UchkeOw5BkznXMs/s320/Foto-0077.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijscOzs6bJzM0lFVMRx2FlRbiYCcGwAZj1ByuLAR954eU80hHiEXfS_gFp6tcyxo9tqz1X85Rps7CAkn4KOfuQXKkPMZur_JTNaHDOdWlfHHb4huZx6w1pgE95wEuvRgM1eLjDSYkoiLw/s320/Foto-0078.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1645gtBqhfmscz23CIXjg_u3YS0_UKkZOQWukQZRZIZEK1rfrD_1svWh_NG_kIYB1_65fbPxbbYzQorhF_qLd5IhvY6FNAkqy2jn0z_uIG8Fd2y1aPX5P9Z2yz82J7S4xjTGSdqKON9w/s320/Foto-0079.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário