NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO
Navegar livremente é uma boa
experiência, permite ao internauta descobrir novos caminhos, novos saberes. A
ele é delegado o poder de escolha, as inúmeras possibilidade de percurso
oferecidas ao leitor complementam o texto principal. A cada link clicado uma
nova página se abre e a decisão é do leitor em seguir adiante ou não. A
navegação a deriva exige atenção redobrada por parte do usuário, para que o
foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos que embora seja de
interesse do pesquisador, mas não se define como complementar.
Aparentemente a terminologia
hipertexto parece um termo recente, mas a pesquisa na busca do conceito deste
termo revelou grandes descobertas. Autores que versam sobre o assunto concordam
que a propagação do termo se deu com o advento da internet, mas vários
escritores do passado já faziam uso do hipertexto em seus escritos. Os
primórdios do hipertexto podem ser associados a uma idéia de Agostinho Ramelli
cuja proposta era permitir a consulta simultânea de vários livros. A “roda de
leitura” deste mesmo autor criada em 1588 é um exemplo disso.
Portanto pensar no uso do
computador, bem como o do hipertexto no contexto da educação não é tarefa tão
simples, embora, hoje, em razão da força com que se impõem no espaço educativo
as ferramentas ligadas à informática, tal tema venha sendo intensamente pautado
nas agendas, quer daqueles que se dedicam a buscar soluções técnicas para os
problemas do ensino, quer daqueles que se preocupam (e estes em menor número)
com uma visão mais ampla das questões relacionadas à educação.
Curso ProInfo 100h
Equipe de Professores: Ivone, Nélia e Cleonice
Plano de Aula
Tema: A
Era das Redes
Conteúdo:
O Uso das Tecnologias na Sociedade Contemporânea
Disciplinas:
Geografia e Sociologia
Turma: 3º
ano D – Ensino Médio
Carga
Horária: 1h e 40min.
Objetivos:
Despertar
no aluno o interesse pelo tema;
Desenvolver
no educando a consciência do uso adequado e de forma responsável das TIC;
Orientar
o aluno a realizar uma pesquisa na web;
Instruir
o discente como navegar por um link durante a pesquisa
Procedimentos:
Aula
expositiva;
Oficina
no laboratório de informática;
Produção
de texto em grupo.
Recursos:
Quadro
negro;
Livro
didático;
Texto
xerografado;
Giz;
Pincel
atômico;
Quadro
branco;
Computadores;
Internet;
Câmera
digital para registro da aula
Folha sul
fite.
Desenvolvimento:
1ª aula
Aula
expositiva.
Questionar
os alunos sobre os seus hábitos relacionados ao uso de aparelhos tecnológicos:
- Quais
tecnologias de comunicação utilizam - celular, computadores, e-mail etc?
- Fazem
parte de alguma rede social? Qual?
- Quanto
tempo passa conectados à internet?
- Quais
ferramentas eletrônicas utilizam para realizar os trabalhos escolares?
Em
seguida, relacionar o tema das inovações tecnológicas com o dia-a-dia dos
estudantes. Comentar com a turma como as atividades de estudo se modificaram
nos últimos anos e mostrar aos alunos que eles são parte do grupo de atores
sociais que influenciam a tecnologia e são por ela influenciados.
Baseado
nos textos dos livros didáticos (ver bibliografia), fazer uma breve exposição
oral sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (aproximadamente
20 minutos).
2ª aula
Oficina
no laboratório de Informática
1ª etapa
Na sala
de informática, dividir a turma em duplas por computador e perguntar se eles
conhecem sites que servem para fazer pesquisa. Aproveitando a oportunidade
explicar como funcionam. O Google, por exemplo, tem um enorme banco de dados e
busca nele a palavra ou frase pesquisada sem levar em consideração se as
informações do site são certas ou erradas.
2ª etapa
Acessar o Google e perguntar quais são as
melhores palavras-chave para o tema pesquisado. Questionar os estudantes sobre
a qualidade dos resultados obtidos na pesquisa e fazer-los compreenderem que,
quanto mais específicos os termos ou a frase usado no campo "busca",
melhores são os resultados.
3ª etapa
Propor
uma situação-problema, confrontando dois sites que possuam informações
conflitantes sobre o tema da pesquisa. Pergunte: "Em qual confiar? Por
quê?". Discutir os critérios para selecionar sites confiáveis e
pertinentes. O primeiro passo é verificar a terminologia deles.
".org" refere-se a sites de organizações não governamentais,
".com", a endereços comerciais, e ".gov", a sites do
governo.
4ª etapa
Orientar
os alunos a selecionar bons sites para a pesquisa proposta inicialmente.
Permitir que navegassem por estes sites, hiperlinks, colhendo informações,
tirando dúvidas e compartilhando informações com o colega da dupla.
5ª etapa
Propor
aos alunos que produzam um texto sobre o tema pesquisado.
Avaliação:
Observação contínua do educando;
Produção de texto.
Bibliografia:
Livro didático: TERRA, Lygia
Conexões: estudos de Geografia
geral e do Brasil/ Lygia Terra, Regina Araújo, Raul Borges Guimarães-1. ed.-São
Paulo: Moderna, 2010.
Tomazi,Nelson Dacio
Sociologia para o ensino médio/
Nelson Dacio Tomazi_ 2. Ed. _ São Paulo: Saraiva, 2010.
Relatório da atividade prática sobre as TICs
Cursistas: Ivone, Nélia, Cleonice e Wilton
Unidade 2
Escola Estadual Professora Maria Machado
Mirabela
Formadora: Maria de Lourdes
Relatório
da Atividade Prática
No
dia 4 de abril de 2013, realizamos a atividade prática (pesquisa na web) com os
alunos do 3º ano D da escola Estadual Professora Maria Machado. O primeiro
momento aconteceu na sala de aula, onde os professores questionaram os alunos sobre os seus hábitos
relacionados ao uso de aparelhos tecnológicos, a seguir foram trabalhados dois
textos do livro didático sobre o tema, a fim de preparar os alunos para a
atividade no laboratório, gerar interesse e criar expectativas em relação ao
tema. No segundo momento os alunos foram conduzidos ao laboratório de
informática, espaço pequeno, mas suficiente, já que a turma em questão tem
apenas 18 alunos.
Durante o desenvolvimento da aula
observamos um bom envolvimento dos alunos, os mesmos alcançaram uma compreensão
satisfatória do que foi proposto, alguns tiveram dificuldades ao realizar os
comandos, pois estes não tinham domínio do uso do computador, outros possuíam
um conhecimento prévio facilitando assim o trabalho. Percebemos ainda um
bom relacionamento entre os componentes das duplas e cooperação entre grupos.
Ficaram maravilhados ao visitarem o museu Louvre em Paris, sendo essa uma
atividade não prevista.
A condução da atividade pelos professores
da equipe aconteceu de forma clara e objetiva permitindo a participação efetiva
dos alunos respeitando o ritmo de aprendizagem de cada um.
Ao final da atividade os alunos
produziram um texto sobre o tema pesquisado, sendo esse enviado para o e-mail
da professora Ivone.
Quanto aos equipamentos e programas
utilizados funcionaram perfeitamente e a aula transcorreu normalmente.
É possível trabalhar com o tema abordado
em todas as disciplinas de forma transdisciplinar
e interdisciplinar, pois no contexto de uma sociedade do conhecimento, a
educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode
ser ignorado.
Concluímos que as aulas ministradas com o
uso das TIC são mais prazerosas e permite maior envolvimento do educando, pois
esse participa como autor no processo de ensino e aprendizagem.
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